Já não é mais novidade que o consumidor esta cada vez mais atento as questões que envolvem o Meio Ambiente, mais hoje, ao redor do mundo todo, existem pessoas e organizações engajadas em causas,  em prol ao Meio Ambiente. E através desta postagem, eu gostaria de convidar você, para fazer a diferença através de pequenos atos?



Primeiro vamos pensar o que podemos fazer para contribuir com o Meio Ambiente, através de ações sustentáveis.

Bem, primeiro vamos relembra: o que é mesmo Sustentabilidade?
Conforme o Aurélio: É a qualidade ou condição do que é sustentável. http://www.dicionariodoaurelio.com/sustentabilidade





Ou seja: ser sustentável é satisfazer as necessidade presentes, sem comprometer as gerações futuras. Mas, como podemos contribuir com ações sustentáveis?
Hummm... Que tal pensarmos nos exemplos simples que são mencionados em nosso dia-a-dia?







Separação e descarte correto dos resíduos: para isso não é necessária nenhuma sofisticação. Você pode descartar óleo de cozinha, lixo orgânico, plástico, metal, materiais hospitalares e até mesmo medicamentos. Através de ações simples, usando garrafas pet, ou vasilhas plasticas você pode separar esses materiais e depois é só levar aos locais certos mais próximos de você.

Veja essas dicas: http://www.madeinforest.com/?reciclagem







Hortas caseiras:Você não precisa de grandes espaços para ter a sua própria horta e pode descobrir que é um prazer plantar e colher espinafre fresquinho, alface, salsinha, coentro, e outros, sem agrotóxicos, ter ervas a mãos sempre que quiser fazer um chá ou dar um toque especial de tempero fresco.

Veja essas dicas: http://www.fazfacil.com.br/jardim/horta-caseira/











Interação com a natureza: cada lei da natureza se encaixa perfeitamente com outra lei, por isso, não mude o ciclo natural das coisas. No Brasil existem muitas reservas naturais que você  pode conhecer, mas ao entrar em um ambiente natural, respeite o espaço de cada ser e interaja sem machucar ou ferir o outro.









Ações sustentáveis devem ser um hábito em nossa vida. Eu, particularmente, se tivesse inventado a palavra SUSTENTABILIDADE, escreveria esta palavra de uma forma diferente: 

Que tal SUSTENTHABILIDADE. 

Seria o ato do indivíduo contribuir com o outro, através de suas habilidades pessoais, sem comprometer as gerações futuras. Isso porque não vivemos só, mas sim em grupos, por isso precisamos pensar no outro e não só em nós mesmos.



Já pensou se nos dias de hoje, se cada um de nós usássemos as nossas habilidades em prol de causas ligadas ao Meio Ambiente?

Precisamos de novas ideias, novas atitudes e eu acredito que podemos fazer a diferença. Eu, você e mais um montão de gente bonita, que também quer deixar algo de bom para seus filhos, netos, bisnetos...


Eu juro que as vezes em tento imaginar como estaremos em 2020, 2030, mas sinceramente, sinto que se não fizermos algo com urgência, talvez seja muito difícil imaginar esse cenário.

Nesse ultimo verão, as temperaturas ficaram muito altas, vimos pessoas com problemas respiratórios, pressão elevada, alergias e tantos outros problemas. Hoje, vivemos a crise da água, uma poluição danada e o que podemos esperar do amanhã.
Faça sua parte, afinal de contas todos nós precisamos de um mundo melhor, respira ar puro, viver em harmonia com o clima, observar mais os animais, que podem nos dar aula sobre o amor, paciência e fidelidade, pois nisso eles são pós graduados.

Eu, quero contribuir com minhas habilidades, talvez pesquisando e escrevendo mais sobre o assunto, mostrando para as minhas filhas a importância de economizar água, energia elétrica e respeitar os animais, mas percebo que isso é pouco, e deixo essa lição de casa para você também. Qual é a habilidade que você tem que pode contribuir com o Meio Ambiente? Não vamos esperar dos outros, o que nós podemos fazer.

Vamos aprender a cuidar do nosso planeta, não só para comemorar um dia, mas para comemorar todos os dias de nossas vidas.

0 comentários:

Postar um comentário